INTRODUÇÃO:
Inicia-se aqui o relato sobre a história da Igreja
Evangélica do Fundamento dos Apóstolos e Profetas (IEFAP). Os fatos aqui
mencionados foram pesquisados e uma vez comprovados serão apresentados
publicamente a todos que, por algum interesse, queiram tomar conhecimento sobre
a história da fundação da IEFAP.
Ao iniciar os relatos é preciso antes desmistificar
algumas questões concernentes à origem da IEFAP:
Primeiro, quanto ao pensamento errôneo de que a
IEFAP tenha surgido de algum movimento em meio a uma denominação já existente. Esse
tipo de ideia é um equívoco, pois uma vez conhecendo a mensagem da IEFAP,
torna-se claro que a sua doutrina não é uma cópia de alguma denominação
preexistente.
Segundo, partindo da visão anterior por
desconhecimento dizem que a IEFAP seria uma dissidência da Igreja Evangélica
Assembleia de Deus, porém facilmente essa versão pode ser desmentida, pois a
IEFAP é uma Igreja Unicista, enquanto que a Assembleia de Deus crer na Doutrina
da Trindade. Além disso, os crentes da IEFAP guardam o Sábado. E a Assembleia
de Deus guarda o Domingo.
Terceiro, por conta de que a IEFAP guardar o Sábado
como Dia Sagrado, outros erroneamente interpretam que a IEFAP tem surgimento de
algum movimento dissidente dos Adventistas do Sétimo Dia. Outro, equívoco. Até
porque, o Adventismo do Sétimo Dia não foi a primeira denominação a guardar o
Sábado, pois no início da história das Igrejas Adventistas, não se chamava
Adventista do Sétimo Dia, pois ainda não pregava a guarda do Dia do Senhor,
somente depois de um logo período é que os Adventistas passaram a aceitar a
guarda do Sábado como Dia do Senhor, passando a se chamar Adventistas do Sétimo
Dia. Como já foi mencionado a IEFAP é uma Igreja Unicista, enquanto que os
Adventistas do Sétimo Dia defendem a Doutrina Trinitária. Além, disso, a IEFAP
crer na Doutrina do Batismo no Espírito Santo e nos Dons Celestiais, sendo,
portanto, uma Igreja Pentecostal.
Quarto, por ser uma Igreja Unicista alguns afirmam
que a IEFAP é fruto de dissidência da Igreja Tabernáculo (William Marrion Branham). Tal afirmação é outra
inverdade, pois embora a IEFAP seja uma Igreja Unicista, existem vários
questões doutrinárias que divergem completamente do Tabernáculo (Branham), como
por exemplo: para a IEFAP W. M. Branham, não foi o profeta dos últimos dias.
Para a IEFAP a Doutrina da Unicidade já existia antes de Branham.
Então, como
surgiu a IGREJA EVANGÉLICA DO FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS E PROFETAS (IEFAP)?
A narrativa dos fatos a seguir são frutos de entrevistas
com os membros mais antigos da IEFAP, e com pessoas que mesmo não fazendo parte
como membros da igreja, acompanharam de perto os acontecimentos e tornaram-se
testemunhas que ajudaram a completar esse trabalho. Além disso, desde a
primeira reunião no dia 30 de junho de 1986, todos os acontecimentos foram
lavrados em Ata e registrados em cartório da cidade, onde está o templo sede.
COMO FOI O INÍCIO DA IGREJA EVANGELICA DO FUNDAMENTO
DOS APÓSTOLOS E PROFETAS EM TERESINA-PI
Na cidade de Teresina-PI, um grupo de fotógrafos
conversava sobre questões relacionadas às doutrinas bíblicas, porém sem
fundamentação para que a fundação de uma igreja pudesse ocorrer. Faziam
visitas, pesquisavam algumas questões, mas nada ainda conclusivo. Não havia
fundamentação ainda, porém cada vez que ouviam sobre uma nova igreja na cidade,
procuravam visita-la para sanarem suas dúvidas. Na maioria das vezes, as respostas
não eram convincentes. Com o passar do tempo e acúmulo de informações pelos
estudos, foram formulando conceitos suficientes para ter algum tipo de
conclusão.
Após concluírem os estudos sobre várias questões
bíblicas, surge a ideia, pelo grupo de fotógrafos, de Fundar uma igreja
evangélica em Teresina-PI. Entre o grupo de fotógrafos existia um que havia
sido pastor da Igreja Assembleia de Deus, por aproximadamente 20 anos, no
entanto, o mesmo já estava afastado da Igreja Assembleia de Deus fazia 18 anos,
por razões justificáveis. Sendo o único que tinha alguma experiência para
comandar uma igreja, por esse motivo, foi escolhido pelo grupo, para ser o
primeiro pastor da IEFAP em Teresina-PI, Seu nome: Euclides Alves Ferreira
Barros.
A
PRIMEIRA REUNIÃO OFCIAL DA IEFAP EM TERESINA-PI
A primeira reunião ou culto oficial constado em
registro, foi no dia 30 de junho de 1986, na Rua Jorge Dantas, Nº 06/A, Vila
São Francisco, bairro Alto Alegre, zona norte de Teresina-PI. Sendo essa
considerada a data de fundação da IEFAP em Teresina-PI.
O primeiro testemunho da Palavra de Deus foi
realizado pelo irmão João Inácio de Jesus, o segundo realizar uma pregação do
evangelho foi Nilson Soares Melo e o terceiro daquela noite a pregar foi
Euclides Alves Ferreira Barros.
As pessoas presentes no primeiro culto, além das que
anteriormente citadas foram: Maria do Socorro Machado Vieira, Maria Machado Gomes
Vieira, Maria da Anunciação Rodrigues de Almeida, Maria Salete de Lima Vieira,
Agostinho Machado Vieira e Francisco Ferreira do Nascimento.
AS
PRIMEIRAS CONVERSÕES APÓS O PRIMEIRO CULTO DA IEFAP
Além das pessoas que
compareceram ao primeiro culto, outras pessoas passaram a compor o Rol de
membros da Igreja após a primeira reunião. Foram os seguintes: Eulália
Fernandes de Sousa Vieira, Hericlo Luiz dos Santos Araújo, Erica dos Santos
Araújo, Dhiolly Max dos Santos, Cícero de Sousa Gomes, Jeovane Max da
Conceição, Lessandra Machado Vieira, Francisca Machado Vieira, Maria da
Conceição Nunes, dentre outros que foram pouco a pouco se agregando ao corpo da
igreja.
O
LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DO TEMPLO SEDE
O lançamento da pedra fundamental para construção do
templo Sede ocorreu no dia 14 de
dezembro de 1986. Na Rua São Francisco, Nº 3708, Vila Risoleta Neves,
bairro Água Mineral – Teresina-PI. O evento foi realizado às 17 horas. Na ocasião
estavam reunidos todos os irmãos que compunham o Rol de membros da igreja.
A
PRIMEIRA MESA ADMINISTRATIVA DA IEFAP (1986)
Presidente: Euclides Alves Ferreira Barros
Vice-presidente: Nilson Soares Melo
1ª Secretária: Maria do Socorro Machado Vieira
2ª Secretária: Maria Machado Gomes Vieira
1ª Tesoureira: Maria da Anunciação Rodrigues de
Almeida
2ª Tesoureira: Maria Salete de Lima Vieira
PRIMEIROS
AUXILIARES DE DIRETORIA PARA FUNCIONAMENTO DO TEMPLO SEDE EM TERESINA – PI -
(1988)
Portaria:
Manoel Machado Vieira
Ernesto Soares de Brito
Círculo
de Oração:
Presidente: Isabel da Conceição (procedente da
Igreja da Unicidade)
Vice-presidente: Maria Salete de Lima Vieira
Zeladoria:
Eulália Fernandes de Sousa Vieira
Maria do Rosário
Secretaria:
1º Secretário: Nilson Soares Melo
2º Secretário: Maria Machado Gomes Vieira
Tesouraria:
1ª tesoureira: Maria do Socorro Machado Vieira
2ª tesoureiro: Francisco Pereira do Nascimento
Círculo
de oração da Mocidade:
Presidente: Francisco Pereira do Nascimento
Vice-presidente: Agostinho Machado Vieira
PRIMEIROS
DIÁCONOS E AUXILIARES DO MINISTÉRIO IEFAP – (1988)
DIÁCONOS:
Francisco Pereira do Nascimento
Agostinho Machado Vieira
Nilson Soares Melo
Antônio Rodrigues de Almeida
AUXILIARES:
Vicente Alves Rodrigues
Ernesto Soares Brito
João Inácio de Jesus
FATOS A SEREM OBSERVADOS:
- No dia 24/09/1988 - Juntamente com Nilson Soares Melo, outras pessoas foram excluídos terminantemente da Igreja.
- No dia 28/05/1992 - Foram excluídos do Rol de membros, algumas pessoas entre elas estava o Diácono Agostino Machado Vieira e toda sua família.
- Nesse período, Euclides Alves Ferreira Barros, esteve mais afastado da igreja e, portanto, de suas funções. Assumiu nesse período, O Diácono Bertolino Solidade Cunha e o Auxiliar João Alves da Costa.
- O Estatuto da IEFAP foi elaborado, votado, aprovado pela maioria e publicado no Diário Oficial em 1996.
- No dia 27 de Setembro de 1997, Euclides Alves Ferreira Barros propôs seu afastamento definitivo da presidência da IEFAP, justificando sua idade avançada e as constantes enfermidades. No entanto, por sugestão do então Pastor João Alves da Costa, Euclides Alves Ferreira Barros recebeu um Título de Reconhecimento, como: Presidente de Honra, através de votação simples, por todos os que compunham a mesa ministerial. Por indicação de Euclides Alves Ferreira Barros e sem nenhuma objeção por parte de todos que participaram da reunião, passou a assumir o Pastor João Alves da Costa, como Presidente do Ministério da IEFAP, no Brasil.
A nova mesa ministerial passou a ser constituída da seguinte forma:
- Presidente de Honra: Pastor Euclides Alves Ferreira Barros
- Presidente do Ministério IEFAP-Brasil: Pastor João Alves da Costa
- Vice-presidente: Evangelista Fledson Rodrigues de Sena
- I Secretario: Diácono Carlos Alberto Odorico de Oliveira
- II Secretário: Auxiliar Antonio Pereira de Carvalho
- I Tesoureiro: Auxiliar Adriano de Araújo Lima
- II Tesoureiro: Auxiliar Antonio José Sulidade Cunha
- Conselho Fiscal: Pastor José Wilson de Oliveira, Pastor Antonio Rodrigues de Almeida, Evangelista Francisco Felipe Rufino Costa.
- No entanto, no ano de 2002, Euclides Alves Ferreira Barros, por incentivo de um grupo de obreiros que a tempos não faziam parte da IEFAP, juntamente com outros que ainda integravam a igreja, porém, apresentavam comportamento contencioso, de revolta e rebeldia, por conta da impossibilidade de assumirem algum cargo, os tais afastaram-se subitamente da igreja e criaram um outro ministério, com mesmo título, mas acrescido do termo "Restituída". Por esse motivo, dentre outros que não serão aqui mencionados, no dia 29 de Janeiro de 2003. Todos foram excluídos do Rol de Membros da IEFAP. Esse acontecimento mudou a história da IEFAP.
Na nova mesa ministerial, permaneceram:
- PRESIDENTE MINISTÉRIO IEFAP: Pastor João Alves da Costa
- VICE-PRESIDENTE DA IEFAP: Pastor Fledson Rodrigues de Sena
- OBS: Alguns dos membros da mesa ministerial anterior, também permaneceram, porém mudaram suas funções.
- O Pastor Bertolino Sulidade Cunha, atualmente reside em São Paulo e assume o trabalho do Senhor.
Hoje, a Igreja Evangélica do Fundamento dos Apóstolos e Profetas, está mais consolidada e buscando no Senhor em seus projetos futuros.
Hoje a Igreja conta com um curso de formação de obreiros.
Hoje a Igreja conta com um curso de formação de obreiros.
"Então Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e lhe chamou Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor" (I Samuel: 7. 12).