Pular para o conteúdo principal

DOUTRINA DA UNICIDADE - PARTE 2

DOUTRINA DA UNICIDADE 

PARTE 2


Texto Áureo: João 1. 10 -11


INTRODUÇÃO:

Veremos algumas características principais de Jesus Cristo como “o Verbo”. O significado do “Verbo” e “Pai”. Cristo existia antes da Criação do mundo? Ele é um ser existente desde a eternidade? Cristo era divino ou humano? O que havia “Pré” e “Pós” a criação?

Deus revela-se no Novo Testamento como Emanuel, o Deus conosco, ou enviou um semideus? São questões que nos ajudarão a mergulhar em nossos estudos e ao final estaremos aptos a defender nossas ideias a cerca do assunto.

Bons estudos compartilhe o que aprender, e lembre-se, a melhor atitude do aprendiz é manter-se motivado diante do desafio do saber.

4 – NO PRINCÍPIO ERA O VERBO

4.1 – O que é o “Verbo”?

“Verbo”, vem do grego “logos”, que significa “palavra”, ora traduzido como estudo nos casos em que refere-se à ciência. No entanto, no caso em questão “Verbo é Palavra”. Mediante o título de Cristo, João apresenta a Palavra de Deus personificada e declara: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória de Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (João: 1. 14).

4.2 – O Verbo se fez carne

Em Jesus, Deus tornou-se um ser humano com a mesma natureza do homem, mas sem pecado. Este é o postulado básico da encarnação: Cristo deixou o céu e experimentou a condição de vida e do ambiente humano ao entrar no mundo pela porta do nascimento humano (Mateus 1. 23). “Porque eis que o Senhor sai do seu lugar, e descerá, e andará sobre as alturas da terra” (Miquéias 1. 3).

4.3 – Os seus não o conheceram

Os seus e nem o mundo o conheceu, o “mundo” no sentido da sociedade organizada e que age independente de Deus, da sua Palavra e do seu governo. O mundo nunca concordará com Cristo; permanecerá indiferente ou hostil a Cristo e ao seu evangelho, até o final dos tempos. O mundo é o grande oponente do Salvador na história da salvação (Tiago 4. 4; 1 João 2. 15-17; 4. 5).

5 – A MAIS NOTÁVEL MANIFESTAÇÃO

5.1 – Uma nova forma de Deus falar aos homens

“Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho.” (Hebreus 1. 1). No passado, o instrumento principal de Deus para sua revelação foram os profetas, mas agora ele tem falado, ou se revelado como Filho, o unigênito do Pai, que é supremo sobre todas as coisas. Ele cumpre e transcende tudo o que foi anteriormente falado da parte de Deus. Ele é o único caminho para a salvação eterna e o único mediador desta salvação.

5.2 – Deus preparou um corpo para si

O sangue de animais era apenas uma provisão ou expiação temporária pelos pecados do povo; assim foi necessário um homem para servir como substituto da humanidade. Por isso, Cristo veio à terra e nasceu como homem a fim de que pudesse oferecer-se a si mesmo em nosso lugar. Além disso, somente alguém isento de pecado poderia tomar sobre si, nosso castigo pelo pecado, e assim, de modo suficiente e perfeito, satisfazer as exigências para remissão (Romanos 3. 25, 26).

5.3 – Deus se dá a conhecer aos homens

“Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis e o tendes visto” (João 14. 7). Deus manifestou-se aos homens, porém os homens não o reconheceram a sua presença e sua forma manifesta, pelo que a recusa em aceitar a Deus não se dá só no passado, mas também no presente, pois muitos deixam o Deus monoteísta e caem na pressuposta adoração de um politeísmo inexistente chamado de Trindade.

6 – QUEM ERA EMANUEL

6.1 – O Deus Conosco

“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel”. É inegável, que o profeta Isaías profetizou a vinda de um menino, nascido de uma virgem, que seria chamado “Emanuel”, um termo hebraico que significa “Deus conosco” (Isaías 7. 14). Essa predição foi feita 700 anos antes do nascimento de Cristo. A concepção de Jesus, não foi por meios naturais, mas sobrenaturais, daí por que as escrituras dizem: “o Santo que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” (Lucas 1. 35). Logo, Jesus é Deus manifesto a nós os seres humanos.

6.2 – O Eu sou

“E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós” (Êxodo 3. 14). O Senhor deu a si mesmo o nome pessoal: “EU SOU O QUE SOU” (de onde deriva o hebraico: Javé ou Iavé), uma expressão hebraica que expressa ação. Deus estava dizendo a Moisés que está presente e ativo. No Novo Testamento Deus manifestou-se como o Cristo e novamente revelando a expressão hebraica diz: “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou” (João 8. 58).

6.3 – O pedido de Filipe

“Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14. 7). O texto dispensa maiores explicações, por isso, reflita e analise com o coração aberto e disposto a aceitar o que realmente está escrito.

CONCLUSÃO

No Novo Testamento vimos a mais notável manifestação de Deus, como o “Filho do homem”, “Filho do Altíssimo”, o “Filho de Deus”, o “Emanuel”. Que o Senhor traga até você toda luz do entendimento e conceda a você a revelação da sua verdade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOUTRINA DA UNICIDADE - PARTE 1

 DOUTRINA DA UNICIDADE TEXTO ÁUREO: ISAÍAS: 45. 6 INTRODUÇÃO: Ser supremo, princípio da criação, soberano, onipotente, onipresente, onisciente, o Todo-poderoso e muitos outros atributos como estes, referem-se ao único Deus, o Senhor nosso Deus. Atributos que revelam que dentro de uma mesma morada não pode haver dois seres que venham a possuir semelhante divindade, dois seres absolutos, dois que estejam a exercer todo o poder. Por conseguinte, estudaremos a partir de agora a doutrina da Unicidade. 1 – O DEUS CRIADOR 1.1 – A EXISTÊNCIA DE DEUS “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis: 1.1) Admiravelmente, vemos a primeira manifestação do nosso Deus, exercendo o seu primeiro atributo, “Criador”. Observamos que a palavra ou nome titulado “Criador” significa: formador, inventor, fundador. Em outras palavras, alguém capaz de fazer algo de sua própria ideia e de sua própria maneira. Não obstante, a astrofísica afirma que a origem do Universo se deu não por conta de uma interven

A DOUTRINA DO BATISMO NAS ÁGUAS

A DOUTRINA DO BATISMO NAS ÁGUAS Texto Áureo: ATOS 2. 37 - 38 INTRODUÇÃO O Batismo é um assunto importante nas Escrituras. Muitos textos mostram que o batismo está intimamente relacionado com outros temas fundamentais do evangelho. Quando Jesus encarregou os apóstolos de pregarem a sua Palavra, ele fez o batismo ser um elemento central da mensagem que eles deveriam pregar ao mundo. Quando Paulo apresentou os fundamentos da unidade cristã, o batismo era um deles: "Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos" (Efésios 4:4-6). Você pode perceber a importância do batismo por causa da sua ligação com aqueles outros elementos vitais do cristianismo, O batismo é um dos vários requisitos indispensáveis para a salvação. 1 – ENSINADO POR CRISTO 1.1 – MARCOS: 16. 15 -16 “E disse-lhes: Ide por todo o mun

Retorno das nossas atividades na Congregação IEFAP Vila Apolônia

 Retornando aos trabalhos na Congregação IEFAP Vila Apolônia Hoje (22/05/2021), depois de um tempo de trabalho de construção do Templo, a nossa Congregação IEFAP Vila Apolônia retorna com suas atividades, e ainda com projetos de ampliação e propostas de trabalho evangelístico. Agradeço muito a todos os membros da Congregação IEFAP VILA APOLÔNIA, Todos são muito presentes, sempre estão de prontidão, são muito colaborativos, e Graças a Deus muito unidos. E nesse últimos dias foram ainda mais prestativos. Obrigado meus queridos irmãos da Congregação da Vila Apolônia.