Pular para o conteúdo principal

O Batismo no Espírito Santo

 O Batismo no Espírito Santo

 Texto Áureo: SALMO: 81. 1-10

Abordagem: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e eu a encherei.”.

INTRODUÇÃO:

Ao estudarmos sobre o batismo no Espírito Santo, precisamos ter em mente que foi Ele o maior responsável pelo crescimento da igreja primitiva. A sua obra é a causa principal do reavivamento do século XX, que tem sido o maior de todos os tempos. Hoje, há uma média de 600 milhões de “pentecostais” espalhados no mundo.

Devemos ter em mente, no entanto que, não podemos exaltar em nosso coração o batismo no Espírito Santo acima da obra redentora de Cristo, pelo contrário uma depende da outra para que ambos sejam eficazes.

1      – O QUE É O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

1.1 – É a promessa de Deus - Lc 24:49; “E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes”. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. (At 1:4, 5.)

Foi o próprio Deus quem teve a iniciativa e prometeu o Espírito Santo. Esta promessa não é de origem humana. O que fez a promessa é perfeitamente capaz para cumpri-la.

1.2          – é um dom. Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. At 2:38;

Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem. At.5:32

Sendo o batismo com o Espírito um dom, é então gratuito e não pode ser obtido mediante o mérito humano. E sim através de um coração sedento e cheio de fé.

1.3          – É um mandamento do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, Ef 5:18.

A questão de ser cheio ou não com o Espírito não é uma opção e sim um mandamento a ser obedecido. A falta consiste em desobediência e reprovação.

2     – O PROPÓSITO E A NECESSIDADE DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO.

2.2          – Poder para o serviço. O principal propósito do batismo no Espírito Santo é capacitar o crente para o serviço cristão (At 1:8). Não somente os discípulos teriam que receber poder para o serviço cristão (At 1:8), como o próprio Jesus teve a mesma necessidade (At 10:38). Após a experiência do batismo no Espírito Santo todo crente se torna mais ousado e exerce o seu serviço com muito mais eficácia (Mt 12:28; 1Co 2:4).

2.3          – Poder para a batalha espiritual. A vida do crente é uma constante batalha, tal permanece dia e noite lutando contra as forças do mal (Ef 6:12). E para prevalecer na guerra, o crente não pode lutar de outra maneira do que a capacitação do Espírito Santo (II Co 10:3-5; 1Jo 4:4). A guerra travada pelo crente não é contra a carne e nem contra o sangue e sim contra principados e potestades do mal, para se tornar uma guerra vitoriosa o crente tem que lutar com armas espirituais, sendo uma das mais eficazes o uso do batismo no Espírito Santo.

3     – PARA QUEM É O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

O batismo com o Espírito Santo é para todos os servos do senhor Jesus Cristo. Jamais levando em consideração, sua classe ou posição. Ele não foi dado somente para os da igreja primitiva, mas a partir dela, nós sabemos hoje que o cumprimento da promessa do Pai teve seu início. Sabemos que Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre e não faz acepção de pessoas, nós também servos da igreja contemporânea podemos declarar que temos o mesmo direito.

4      – CONDIÇÕES PARA SER BATIZADO NO ESPÍRITO SANTO

4.1 – Arrependimento do pecado. Como já vimos, o arrependimento é o primeiro passo que devemos dar na direção de Deus para desfrutarmos das bênçãos do Senhor e com respeito ao batismo no Espírito não é diferente. (At 17:30). “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível. Mt.3.11,12.

4.2          – Batismo nas Águas. A ordem bíblica para se receber o batismo no Espírito Santo parece ser: Arrependimento, regeneração, batismo nas águas e logo após o batismo no Espírito Santo. Cada passo de obediência abre caminho para outro, porém esta não é uma regra dogmática, pois existem inúmeros casos de pessoas que receberam o batismo com o Espírito Santo antes do batismo nas águas (At 10:47-48). “Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo?”.

4.3          – Ter convicção da necessidade. Sem convicção não chegamos a lugar algum, muitos que buscam o batismo com o Espírito Santo não tem a total necessidade da sua presença, porém o buscam porque todos o buscam, o querem porque quase todos o tem, este não é um bom princípio para quem quer ser batizado com o Espírito Santo, tem que haver uma sede e fome da Sua presença (Mt 5:6; Jo 7:37-39; Sl 42:1-2)

4.4          – Ter ousadia e coragem.  Para você receber o batismo com o espírito santo você precisa ser corajoso e ousado.

“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados”. At.2.1,2

REPENTINAMENTE UM SOM DO CÉU VEIO COMO UM VENTO IMPETUOSO MESMO.

Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. Mt.11.12

Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 2 Tm. 1.7

4.5          – Ter fé e render-se ao Senhor. Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?  Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Gl. 3.2,5. Pela fé, não por arrepio ou por sensação, ou por sentimentos. Mas não vir a frente para murmurar, balbuciar, mentalizar e sim para extravasar em clamor. O ESPÍRITO DA FÉ LEVA A FALAR, NÃO APENAS A MENTALIZAR. Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos, 2Co. 4.13.

CONCLUSÃO

Aprendemos nesta lição a respeito do Batismo no Espírito Santo. Vimos que não se trata apenas de um sentimento ou sensação e sim de um revestimento para o serviço e edificação do povo de Deus.


O Batismo no Espírito Santo – 2ª parte

 

Texto Áureo: JOEL 2:28-29

Abordagem: “Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.”.

INTRODUÇÃO:

As condições que iremos apresentar não significam que estamos dizendo que a Bíblia traz uma regra dogmática quando se refere ao batismo com o Espírito Santo e sim que a bíblia traz princípios necessários para que o batismo aconteça de forma real.

1 – COMO SE RECEBE O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

1.1 – Não existem métodos para isso. Existem muitos por aí inventando métodos e mais métodos para que as pessoas sejam batizadas com o Espírito Santo. Uns dizem que para recebê-lo, a pessoa ministrada tem que repetir as línguas que o ministrador está falando, outros dizem que a pessoa ministrada tem que ficar dando glória, glória, glória, e um pouco mais de glória até conseguir enrolar a língua. Todas estas formas são humanas e pouco eficazes, a melhor forma, e bíblica para se receber o batismo com o Espírito Santo é através da fé. Fé na promessa de Deus (Lc 11:11-13; Mc 11:24). Fé que a promessa é pessoal (At 2:38-39; Lc 11:10). Fé que persistente até alcançar o resultado esperado (Lc 11:5-10; 18:1-8).

2 – AS EVIDÊNCIAS E RESULTADOS DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

2.1       – Falar em outras línguas. Acreditamos que o falar em línguas estranhas seja uma das maiores e indispensáveis evidências do batismo com o Espírito Santo. Em quase todas as passagens bíblias em que os homens foram cheios da plenitude do Espírito ocorreu o fenômeno de falar em outras línguas.

Outra questão, que nós leva a crer que no falar em línguas estranhas é que no Antigo Testamento todos os dons que 1 Co 12 relata foram experimentados e o falar em línguas ficou como marca registrada da nova aliança em Cristo Jesus com respeito aos dons espirituais.

Existem muitos que são contra esta posição, alegando questões teológicas, quanto a isso não seremos contenciosos.

2.2       – Uma maior revelação sobre a pessoa e ministério de Jesus- Jo 14:21-23; 15:26; 16:13-15. O Espírito Santo tem como ministério revelar Jesus Cristo ao homem, razão pela qual dizemos que a pessoa após o batismo com o Espírito Santo terá uma maior revelação da vida e obra de Cristo (Ef 1:17-23).

2.3       - Um amor mais profundo pelas almas. Logo após o Pentecostes, ou melhor, dizendo, logo após a descida do Espírito Santo podemos ver o estabelecimento da igreja e sem dúvida alguma a maior característica desta igreja foi a compaixão pelas almas que se evidenciava em uma proclamação ardente do evangelho da Salvação. Sem medo de errar atribuímos esta compaixão a ação do Espírito Santo na forma de batismo (At 2:14-41; 4:19-20; 5:29-33; 6:8-10; 11:22-24; 26:28-29)

2.4       – Poder para dar testemunho da ressurreição do rei Jesus. Não são apenas as páginas da Bíblia que relatam esta verdade, homens do passado, grandes pregadores falavam e falam que após o batismo com o Espírito Santo, suas vidas e ministérios mudaram completamente, todos sentiam um maior poder para testemunhar das grandezas do Senhor (At 1:8; 2:41; 4:31-33; Jo 15:26-27; 1 Co 2:4-5).

2.5       – Uma nova vida de oração. Após o batismo com o Espírito Santo a pessoa terá uma nova dimensão na vida de oração, não orará apenas com a força da sua alma ou entendimento das Escrituras, mas poderá orar no espírito com mais eficácia e liberdade, pois não está preso a seus conceitos e valores e sim guiado pelo Espírito Santo. (At 3:1; 4:23-31; 6:4; 10:9; Rm 8:26; Jd 1:20; Ef 6:18; 1Co 14:14-17).

2.6       – Um amor mais profundo pela Palavra de Deus. Um dos ministérios do Espírito santo é ser mestre. É impossível a pessoa que por ele foi batizado não ter um amor pelas Escrituras, pois através dela o Espírito santo nos ensina e nos faz lembrar a vontade de Deus. (Jo 16:3).

2.7       - Há uma maior manifestação dos dons do Espírito Santo. Na maioria das passagens do novo testamento é extremamente importante perceber como o batismo com o Espírito é seguido de alguns dons ou manifestações espirituais (1Co 12:4-7).

3    - SER BATIZADO E SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO SÃO COISAS DISTINTAS.

Muitas pessoas confundem o batismo com o Espírito com o estar cheio D’Ele, A diferença é: Ser batizado com o Espírito Santo é algo único e definitivo. O estar cheio já não é assim, pode acontecer várias vezes na vida cristã, e bom seria que realmente sempre acontecesse. Na Bíblia existem muitas referências de homens que foram cheios do Espírito e através disto fizeram a obra de Deus, Paulo ao repreender o demônio (At 13:9-10). Os discípulos ao orarem pela vida dos Apóstolos (At 4:31); para dar graças e glórias a Deus (At 13:52). Para enfrentar perseguições (At 13:50-52). Esta é a diferença, ser batizado com o Espírito é uma experiência única, e ser cheio ser revestido de Deus para o servir a Deus.

CONCLUSÃO

Nesta lição aprendemos como Deus batiza com o Espírito Santo, que é preciso se aproximar de Deus, entregar-se a ele. Aprendemos que não existem métodos, mas que tudo depende da fé alicerçada na palavra de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOUTRINA DA UNICIDADE - PARTE 1

 DOUTRINA DA UNICIDADE TEXTO ÁUREO: ISAÍAS: 45. 6 INTRODUÇÃO: Ser supremo, princípio da criação, soberano, onipotente, onipresente, onisciente, o Todo-poderoso e muitos outros atributos como estes, referem-se ao único Deus, o Senhor nosso Deus. Atributos que revelam que dentro de uma mesma morada não pode haver dois seres que venham a possuir semelhante divindade, dois seres absolutos, dois que estejam a exercer todo o poder. Por conseguinte, estudaremos a partir de agora a doutrina da Unicidade. 1 – O DEUS CRIADOR 1.1 – A EXISTÊNCIA DE DEUS “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis: 1.1) Admiravelmente, vemos a primeira manifestação do nosso Deus, exercendo o seu primeiro atributo, “Criador”. Observamos que a palavra ou nome titulado “Criador” significa: formador, inventor, fundador. Em outras palavras, alguém capaz de fazer algo de sua própria ideia e de sua própria maneira. Não obstante, a astrofísica afirma que a origem do Universo se deu não por conta de uma interven

A DOUTRINA DO BATISMO NAS ÁGUAS

A DOUTRINA DO BATISMO NAS ÁGUAS Texto Áureo: ATOS 2. 37 - 38 INTRODUÇÃO O Batismo é um assunto importante nas Escrituras. Muitos textos mostram que o batismo está intimamente relacionado com outros temas fundamentais do evangelho. Quando Jesus encarregou os apóstolos de pregarem a sua Palavra, ele fez o batismo ser um elemento central da mensagem que eles deveriam pregar ao mundo. Quando Paulo apresentou os fundamentos da unidade cristã, o batismo era um deles: "Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos" (Efésios 4:4-6). Você pode perceber a importância do batismo por causa da sua ligação com aqueles outros elementos vitais do cristianismo, O batismo é um dos vários requisitos indispensáveis para a salvação. 1 – ENSINADO POR CRISTO 1.1 – MARCOS: 16. 15 -16 “E disse-lhes: Ide por todo o mun

Retorno das nossas atividades na Congregação IEFAP Vila Apolônia

 Retornando aos trabalhos na Congregação IEFAP Vila Apolônia Hoje (22/05/2021), depois de um tempo de trabalho de construção do Templo, a nossa Congregação IEFAP Vila Apolônia retorna com suas atividades, e ainda com projetos de ampliação e propostas de trabalho evangelístico. Agradeço muito a todos os membros da Congregação IEFAP VILA APOLÔNIA, Todos são muito presentes, sempre estão de prontidão, são muito colaborativos, e Graças a Deus muito unidos. E nesse últimos dias foram ainda mais prestativos. Obrigado meus queridos irmãos da Congregação da Vila Apolônia.